Agulhas de costura, bordado e crochê
Para costura a mão, são comuns as agulhas de aço, números 5, 6, 7 e 8. Agulhas para bordado têm ponta mais arredondada e olho mais largo, sendo usuais os números 14, 16, 18, 22 e 24. Números maiores indicam agulhas mais finas.
agulhas de costura e de bordado
A agulha de crochê tem medida em milímetro e a escolha depende da espessura do fio a ser trabalhado e do ponto a ser feito – mais apertado com agulha menor e mais frouxo com agulha maior.
O rendimento de um trabalho de crochê também depende do fio e do ponto. Apenas como estimativa, 6 metros de um fio de espessura média (cerca de 2,5 mm – agulha de crochê 4 mm) podem formar um quadrado de 10 x 10 cm em ponto baixo.
Pontos simples de costura e de bordado
ponto corrido
ponto atrás
ponto cruzado
ponto diagonal
Pontos simples de crochê
Correntinha – Fazer um nó com elo na linha; passar a agulha pelo elo e dar uma laçada na linha que vem do rolo; puxar a linha pelo elo formando outro e continuar até a correntinha ter o tamanho desejado.
Ponto baixo – Passar a agulha sob um dos elos da correntinha ou um dos pontos da carreira (no início, começar pelo terceiro elo); dar laçada na linha puxando-a para formar uma alça; dar outra laçada na linha e puxar pela alça e pelo elo que está na agulha.