Cânhamo (Hemp)
É uma planta anual, que vive apenas por um ciclo de vida, até que produz suas sementes. Tem uma raiz forte, aprumada, e seu ciclo de vida, em plantios, é de 120 dias entre primavera e verão. Aos 80 dias, pode atingir 1,80 m de altura, na variedade cultivada para a produção de fibras. As variedades de cânhamo cultivadas para fibras e sementes apresentam baixo teor da substância química THC em suas flores. A fase de floração dura cerca de 30 dias, havendo plantas masculinas e outras femininas. As sementes são utilizadas para obtenção de óleo ou para consumo direto em forma de farinha.
As fibras se distribuem no caule da planta. Após a colheita dos caules, deve haver uma secagem parcial ao relento formando feno, que pode ser enrolado e armazenado. A extração das fibras ocorre por maceração dos caules em água, nova secagem, quebra e separação das partes vegetais fibrosas das não fibrosas. Os feixes de fibra são então levados para fiação.
Urticales – Cannabaceae
Cannabis sativa
Subespécies
Cannabis sativa indica
Cannabis sativa sativa
fibras de cânhamo
(foto: Conservation and Art Materials Encyclopedia – Museum of Fine Arts)
Juta
É uma planta anual que pode atingir 3 m de altura. Cresce bem em solos úmidos e clima quente, podendo, no Brasil, ser cultivada na região amazônica. Em 5 ou 6 meses ocorre a floração, com flores hermafroditas (estruturas masculinas e femininas na mesma flor), e começa a colheita dos caules, que têm 2 cm de espessura e contêm as fibras.
Os caules cortados são colocados em água para macerar, permitindo a separação das fibras do restante do tecido vegetal. As fibras retiradas são sedosas, passam por secagem penduradas em varais e então são compactadas e amaciadas para ser levadas aos moinhos de fiação. Uma plantação pode produzir 2 toneladas da fibra seca por hectare, consumindo 15 toneladas de gás carbônico e liberando 10 toneladas de oxigênio. Os fios e tecidos de juta podem ser tingidos com corantes básicos e se decompõem no ambiente em menos de um ano sem deixar resíduos danosos.
Malvales – Tiliaceae
Corchorus capsularis
fibras de juta
(foto: Conservation and Art Materials Encyclopedia – Museum of Fine Arts)