Linho
É uma planta anual, vivendo apenas por um ciclo de vida da semente ao fruto. O ciclo de vida do linho se divide em 60 a 80 dias de crescimento, mais 40 dias de floração e formação de frutos. Cresce até cerca de 1 m de altura, na variedade cultivada para a produção de fibras. Suas flores hermafroditas (estruturas masculinas e femininas na mesma flor) são azuis ou brancas, com 2 cm de diâmetro e 5 pétalas. O fruto é uma cápsula seca arredondada, pequena e com muitas sementes. As sementes de linho ou linhaça são utilizadas para obtenção de óleo e consumo direto, que deve ser moderado por conter glicosídeos cianogênicos que são substâncias tóxicas.
A planta inteira é colhida, após aproximadamente 100 dias do plantio, e mantida em grupos amarrados para secar ao relento. Em seguida, as sementes são removidas e os caules são macerados para extração das fibras. As fibras de linho estão alinhadas em cordões, com 10 a 40 estruturas de 3 cm de comprimento cada. Por fim, feixes de cordões passam por secagem e são encaminhados para fiação.
Linales – Linaceae
Linum usitatissimum
fibras de linho
(foto: Conservation and Art Materials Encyclopedia – Museum of Fine Arts)
Algodão
O algodoeiro é uma planta que cresce por muitos anos, porém as 4 espécies domesticadas têm cultivo anual, de 150 a 180 dias, e as plantações são refeitas após a floração e formação de frutos para colheita. A espécie hirsutum é a mais cultivada nos vários países produtores, e há centenas de variedades desse algodoeiro adaptadas aos diversos locais de plantação.
A planta tem porte de arbusto, folhas em formato de coração e flores hermafroditas (estruturas masculinas e femininas na mesma flor) de cor bege. Os frutos verdes parecem maçãs e os frutos maduros são secos, chamados capulhos. Esses frutos secos abrem e mostram de 3 a 5 gomos, cada um com 2 sementes envolvidas pela fibra chamada de algodão. A colheita manual deixa as fibras mais limpas para o processo da fiação, e, antes disso, o algodão é separado das sementes, as quais podem ser utilizadas para extração de óleo.
Malvales – Malvaceae
Gossypium hirsutum
fibras de algodão
(foto: Conservation and Art Materials Encyclopedia – Museum of Fine Arts)